quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Lista de Exercícios 3º Ano - Ensino Médio - Sustentação e Digestão



COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GUIMARÃES – EMP
LISTA DE EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA – 3º ANO
ALUNO:                                        Nº:                   TURMA:              DATA: ___ / ___/ __


1. (UFSJ/2007) A digestão ocorre através da mistura dos alimentos, do movimento destes ao longo do tubo digestivo e da decomposição química de grandes moléculas de alimento para moléculas menores. Considerando-se que o processo químico se diferencia para cada tipo de alimento, é CORRETO afirmar que:
a) no estômago inicia-se a digestão das proteínas, que se finaliza no intestino delgado pela atuação do suco pancreático e secreções biliares.
b) o amido ingerido presente nos pães e nos legumes é decomposto por enzimas presentes na saliva, no suco gástrico e no intestino delgado.
c) a parte não digerida, que são as fibras e restos celulares da mucosa do intestino, é conduzida ao cólon, mantendo-se lá até ser expelida.
d) os ácidos biliares produzidos no fígado atuam diretamente sobre as gorduras permitindo a ação das enzimas gástricas, transformando-as em moléculas menores de ácidos graxos e colesterol.

JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:

2. (UNIFOR-JUNHO/2008) Uma pessoa fez uma refeição da qual constavam as substâncias I, II e III. Durante a digestão ocorreram os seguintes processos: na boca iniciou-se a digestão de II; no estômago iniciou-se a digestão de I e a de II foi interrompida; no duodeno ocorreu digestão das três substâncias. Com base nesses dados, é possível afirmar corretamente que I, II e III são, respectivamente,
a) carboidrato, proteína e lipídio. b) proteína, carboidrato e lipídio. c) lipídio, carboidrato e proteína. d) carboidrato, lipídio e proteína. e) proteína, lipídio e carboidrato.

JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA:

3. (UNIFESP/2006) Parte da bile produzida pelo nosso organismo não é reabsorvida na digestão. Ela se liga às fibras vegetais ingeridas na alimentação e é eliminada pelas fezes.
Recomenda-se uma dieta rica em fibras para pessoas com altos níveis de colesterol no sangue.
a) Onde a bile é produzida e onde ela é reabsorvida em nosso organismo?

b) Qual é a relação que existe entre a dieta rica em fibras e a diminuição dos níveis de colesterol no organismo? Justifique.


4. Ao comermos um sanduíche de pão, manteiga e bife, a digestão do:
a) bife inicia-se na boca, a do pão, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile que facilita a digestão das gorduras da manteiga.
b) bife inicia-se na boca, a do pão, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile, que contém enzimas que digerem gorduras da manteiga.
c) pão inicia-se na boca, a do bife, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile que facilita a digestão das gorduras da manteiga.
d) pão inicia-se na boca, a do bife, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile, que contém enzimas que completam a digestão do pão, do bife e das gorduras da manteiga.
e) pão e a do bife iniciam-se no estômago, sendo as gorduras da manteiga digeridas pela bile produzida no fígado.

JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA:


5. (PUCC) Em vertebrados, a musculatura lisa:
a) não está em conexão com o esqueleto, não está sob o controle nervoso voluntário e contrai-se lentamente;
b) está em conexão com o esqueleto, não está sob o controle voluntário e contrai-se lentamente;
c) não está em conexão com o esqueleto, está sob o controle nervoso voluntário, contrai-se lentamente;
d) não está em conexão com o esqueleto, está sob o controle nervoso voluntário, contrai-se rapidamente;
e) não está em conexão com o esqueleto, está sob o controle nervoso voluntário, contrai-se rapidamente.

JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA:


6. (CESGRANRIO) A energia imediata que supre o processo de contração muscular é derivada de ligações ricas em energia proveniente de:
a) trifosfato de adenosina; b) creatina fosfato; c) ácido fosfoenolpirúvico; d) difosfato de adenosina; e) acilmercaptanas.



7. De acordo com o músculo citado, classifique-o como LISO, ESTRIADO ESQUELÉTICO ou ESTRIADO CARDÍACO:
miocárdio______________________________________grande peitoral___________________________
gastrocnêmio___________________________________deltóide_________________________________
útero__________________________________________esôfago________________________________
bexiga_________________________________________esternocleidomastóideo___________________


8. Os ossos longos como o fêmur e o úmero, são dotados de medula óssea. Isso significa que, uma das funções básicas dos ossos é:_____________________________________

JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA: